Notícias 05 de Outubro de 2023
Voltar

Outubro rosa: Prevenção, Detecção e Esperança

Câncer de Mama – Outubro rosa

O câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões do país, após o câncer de pele não melanoma.

As taxas são mais elevadas nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) e a menor é observada na região Norte.

Diagnóstico Precoce

A estratégia de diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer e consequentemente, aumenta as chances de cura.

São considerados sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama e de referência urgente para a confirmação diagnóstica:

  • Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos.
  • Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual.
  • Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.
  • Descarga papilar sanguinolenta unilateral.
  • Lesão eczematosa da pele que não responde a tratamentos tópicos.
  • Homens com mais de 50 anos com tumoração palpável unilateral.
  • Presença de linfadenopatia axilar.
  • Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja.
  • Retração na pele da mama.
  • Mudança no formato do mamilo.

No Brasil, conforme as diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, a mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama.

No Hospital São José disponibilizamos exames de mamografia com maior precisão no diagnóstico, além de menor dose de radiação (em média 20% mais baixa), além de proporcionar maior conforto para o paciente.

Oncologia

Nossa Instituição é referência no tratamento do câncer nas regiões nordeste e planalto norte catarinense. Os serviços oferecidos englobam as especialidades de oncologia clínica, cirúrgica, quimioterapia e radioterapia.

Nas áreas clínicas (quimioterapia) e cirúrgicas o atendimento é voltado para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), onde o encaminhamento é feito através da rede de saúde pública. Os tratamentos de radioterapia são oferecidos para pacientes SUS, particulares e de convênios.

A estrutura conta com aparelhos modernos como um acelerador linear para a realização de tratamentos de radiação. No âmbito da humanização, o diferencial fica por conta do Conforto Oncológico, espaço que acolhe pacientes de cidades vizinhas e demais regiões do Estado. Eles podem desfrutar de um ambiente preparado para o descanso, realização de refeições e socialização. Os voluntários trabalham no local dando todo o suporte necessário para quem enfrenta o tratamento.

Referências.
Instituto Nacional do Câncer - INCA

Notícias relacionadas

13 de Dezembro de 2017

Resultado dos Candidatos Matriculad...

Notícias

A chamada dos candidatos aconteceu por ordem de classificação e preenchimento das vagas oferecidas. A matrícula iniciou no dia 06 de fevereiro de 2018...

25 de Outubro de 2017

Sistema de Gestão do HSJ é destaque...

Notícias

O Tasy, software de gestão utilizado pelo Hospital São José serviu de Case para a edição de outubro da Revista Philips. O case aborda a agilidade q...

27 de Abril de 2022

Trombofilia: a doença que atinge ce...

Notícias

Você já ouviu falar de trombofilia? Na matéria dessa semana a Dra. Alessandra Cristhina Escopell explica sobre a trombofilia, como ela se desenvolve, ...