Notícias 16 de Novembro de 2022
Voltar

O novembro azul chegou, e o que isso significa?


O Novembro Azul foi instituído em 2011, para conscientizar os homens a cuidarem de sua saúde e se prevenirem contra o câncer de próstata.

Culturalmente, nós homens, cuidamos menos da nossa saúde. Felizmente, nos últimos anos isso vem mudando, começamos a buscar mais informações, acompanhamento médico e começamos a nos prevenir mais. Mesmo assim, muito ainda precisa ser feito.

O câncer de próstata, quando descoberto no início, tem altos índices de cura, mas se torna bem mais difícil quando descoberto tarde.

A maior ameaça ao diagnóstico ainda é o preconceito. Preconceito em fazer acompanhamento médico regular e de realizar o exame de toque. Se esse é o seu caso, saiba que ele não é mais a única forma de detectar o câncer. Um exame solicitado é o PSA-Total, um exame de sangue que detecta os níveis de uma proteína produzida na próstata, se ele estiver alterado pode indicar câncer ou outras alterações prostáticas.

O câncer próstata costuma ser silencioso. Quando os sintomas aparecem, ele já está mais avançado e dificulta o tratamento.

Os principais sintomas do câncer de próstata são a Micção freqüente, vontade freqüente de urinar a noite (nictúria), sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, dor no quadril, costas ou outros locais se a doença se disseminou.

Outra dúvida que os homens têm em relação aos exames é a idade em que eles devem ser realizados. O ideal é que o homem realize os exames uma vez por ano após os 50 anos de idade. Nos casos de histórico dessa doença na família ou pacientes negros, os exames devem ser realizados periodicamente a partir dos 45 anos.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2022, surgirão 65.840 novos casos de câncer de próstata. Já o número de óbitos chega a 15 mil por ano.

Como médico, eu recomendo que você cuide da saúde. Como homem, eu peço que você deixe o preconceito de lado.

Vamos fazer os exames?

Dr. João Guilherme Bertoli

CRM/SC: 16110

Notícias relacionadas

03 de Dezembro de 2021

Nutrição Clínica do Hospital São Jo...

Notícias

A equipe de nutrição clínica do Hospital São José de Jaraguá do Sul,  fica entre os 3 finalistas do Prêmio “Viver os 11 Passos” da Sociedade Bras...

13 de Agosto de 2019

Visita do Governador do Estado ao H...

Notícias

E na data de ontem, recebemos a visita do nosso governador do estado, Sr Carlos Moisés acompanhado de sua comitiva. Na oportunidade foram apresenta...

31 de Maio de 2022

Qual a importância do check-up card...

Notícias

Como médico cardiologista e ecocardiografista, o Dr. Carlos Eduardo Beltrami se depara diariamente com questões e dúvidas focadas no coração. No entan...