Notícias 31 de Maio de 2022
Voltar

Qual a importância do check-up cardiológico?

Como médico cardiologista e ecocardiografista, o Dr. Carlos Eduardo Beltrami se depara diariamente com questões e dúvidas focadas no coração. No entanto, é importante entender que a Doença Cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte no Brasil e mundo, seu processo de formação aumenta com a progressão da idade.

Estamos falando de uma doença que remete a Doença Arterial Coronária (DAC), Cerebrovascular e Arterial Periférica, as quais existem um conjunto de fatores de risco. Segundo Dr. Carlos, eles aumentam a probabilidade de desenvolver DCV e os principais são pressão alta, colesterol elevado, sedentarismo, obesidade, diabete e histórico familiar positivo, ou seja, pode ser hereditário. Ainda ressalta que estes fatores indicam a importância da prevenção primária e secundária da doença. 

Cardiologista e ecocardiografista Dr. Carlos Eduardo Beltrami

Basicamente, a prevenção primária consiste em evitar que quem tenha maior predisposição desenvolva a doença e tenha o primeiro sintoma, uma vez que um infarto do miocárdio é a principal manifestação da DCV na metade dos pacientes que apresentam esta complicação. Para tal, torna-se fundamental que a pessoa identifique ser assintomático através de exames periódicos. Já a prevenção secundária, busca evitar a recorrência do evento cardiovascular como, infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

“Nesse sentido, estimando a gravidade e a probabilidade da ocorrência das DCV foram criado algoritmos e escores para medir os riscos, prevenir e tratar a aterosclerose (entupimento das artérias), os quais avaliam as variáveis - também chamado de estratificação cardiovascular - como, idade, hipertensão, dislipidemia, evidência de doença aterosclerótica subclínica, etc”, complementa Dr. Carlos.

Em relação a dislipidemia, atualmente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia divide entre 4 grupos de risco cardiovascular: muito alto, alto, intermediário e baixo risco. E, propõe metas de controle de colesterol para cada grupo. Embora as evidências para o tratamento na prevenção secundária sejam mais robustas, na prevenção primária faz-se necessário a avaliação através dos escores de risco para definir sobre o momento ideal para iniciar as medicações que reduzem o colesterol, também chamadas estatinas, pois possui um papel fundamental na redução da doença aterosclerótica.

A hipertensão arterial é outro fator de risco modificável, a qual pode ser uma das principais causas das DCV. Pois, aumenta sua prevalência com a idade, sendo muitas vezes subdiagnosticada, visto que habitualmente não manifesta sintomas, fazendo-se necessária uma avaliação periódica.

“Em suma, durante o check-up cardiológico são avaliados os principais fatores de risco que levam a DCV. Sendo possível através da consulta médica associada muitas vezes ao eletrocardiograma, teste ergométrico, exames laboratoriais e de imagem como, ecocardiograma e ultrassom de carótidas, para a partir de então tomar as medidas preventivas necessárias. Dessa maneira, o check-up cardiológico se torna um grande aliado na prevenção da ocorrência das doenças cardiovasculares”, ressalta o cardiologista.

Fonte: OCP News

Link da matéria: ocp.news

Notícias relacionadas

29 de Junho de 2023

Encerramento do treinamento em parc...

Notícias

Ontem foi um dia de muito orgulho, alegria e emoção, pois tivemos a formatura de 17 cozinheiras e 2 copeiras que realizaram um treinamento totalmente ...

27 de Junho de 2019

Recebimento de recurso para o Proje...

Notícias

E quando você pode deduzir percentuais do seu imposto de renda devido, garantindo, assim que esses valores sejam aplicados em projetos de seu interess...

20 de Setembro de 2018

Transplante de Orgãos - João Victor...

Notícias

"Não era legal ter que ficar indo sempre pro hospital. Às vezes até minha vó chorava quando eu tinha que ser internado. Eu ficava triste de ver ela as...