Notícias 29 de Novembro de 2021
Voltar

Informe OCP: "Oferecer condições para um trabalho médico de qualidade é uma grande e essencial virtude", diz Dr. Bianchi sobre história do HSJ


"Oferecer condições para um trabalho médico de qualidade é uma grande e essencial virtude", diz Dr. Bianchi sobre história do HSJ

Por: Isabel Debatin



O Hospital São José (HSJ) de Jaraguá do Sul completou nessa semana 85 anos. Ao longo de sua história, muitos profissionais passaram pela unidade ajudando a tornar o hospital uma referência.

Um dos médicos que atuam há mais tempo na unidade é o gastroenterologista, Dr. Luiz Carlos Bianchi, o qual, veio para Jaraguá do Sul no final de 1980, a convite do irmão que era cardiologista. Dr. Bianchi conta que ao chegar na cidade, ele havia recém concluído residência em Clínica Médica e durante 5 anos - 5 dias por semana -, atendia no período matinal no Pronto Socorro, além de fazer plantões nos fins de semana. Durante 3 anos também fez plantões na UTI, e por 25 anos fez o sobreaviso em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva.

“Quando aqui cheguei, Jaraguá do Sul tinha em torno de 50 mil habitantes e eu era o vigésimo quinto médico em atividade. O HSJ tinha acabado de inaugurar o novo Pronto Socorro (atual Centro de Imagem), com ampla e moderna estrutura, o que facilitou muito o atendimento médico de urgência da comunidade”, lembra o médico.

Ele relata que na parte superior do Pronto Socorro haviam excelentes enfermarias, que apesar de coletivas tinham estrutura de atendimento muito apropriadas, todas disponibilizadas para o SUS. E na parte posterior ficavam as acomodações individuais. Segundo o Dr. Bianchi, os diagnósticos eram baseados na história do paciente, exame físico, exames laboratoriais básicos e raio-x simples. “Tempos difíceis”, exclama.

Ao longo do tempo, com a progressiva chegada dos especialistas clínicos, e avaliando necessidades locais, o médico resolveu se aprofundar em uma área e em 1989 concluiu a Especialização em Gastroenterologia pelo Hospital das Clínicas (USP).

Ele também foi Chefe do Departamento de Clínica Médica durante muitos anos e membro do Conselho de Ética e conta que como Diretor Clínico do Hospital, iniciou o movimento “Se ligue na vida” que durante anos ajudou financeiramente os hospitais por meio de doações da comunidade na conta de energia elétrica.

“No início dos anos 90 foi inaugurada a UTI do Hospital S. José, um salto muito grande no atendimento médico-hospitalar regional, que permitiu que pacientes em estado mais grave pudessem aqui ser acompanhados com mais segurança. Isso também permitiu procedimentos cirúrgicos mais complexos, com um grande conforto para pacientes e familiares, pois até então estes casos precisavam ser transferidos para cidades maiores, nem sempre com disponibilidade facilitada”, conta. Ele lembra que para que tudo isto pudesse acontecer o Corpo Clínico teve que se desdobrar, formando estruturas de Plantão, Sobreavisos (gratuitos) e assumindo responsabilidades cada vez maiores.

Foto: Hermann Imagine


O diferencial de um hospital que conta com apoio da comunidade

Para o gastroenterologista, "o desenvolvimento comunitário social geral e sanitário em particular não é obra do acaso”. Proporcionar um atendimento de qualidade é o que a comunidade espera de um hospital, e fazê-lo de forma filantrópica, com a maioria dos atendimentos através do SUS, não é fácil!

“Com certeza este é o grande mérito de toda esta engrenagem hospitalar (médicos, enfermagem, funcionários, gestores e conselheiros) que mostrou inclusive na pandemia o quanto podemos nos orgulhar deste trabalho, visto que conseguimos atender não só pacientes desta região mas também de muitos outros locais distantes”, destaca o médico.

As condições atuais tanto no acolhimento dos pacientes como na estrutura para diagnósticos e procedimentos são impressionantemente maiores, melhores e atualizadas. O que se tem hoje no HSJ é uma instituição de ponta cumprindo completamente as necessidades cabíveis para o tamanho da região. “Tenho muito orgulho de participar continuamente neste progresso, procurando sempre um trabalho ético, eficaz e o mais atualizado possível”, comemora.

Dr. Bianchi frisa que sem a participação empresarial local marcante e contínua não seria possível chegar onde o HSJ chegou. A participação, tanto financeira quanto física, presencial, pessoal, é sem dúvidas o grande ponto de inflecção em relação a qualquer outro local. Oferecer condições para um trabalho médico de qualidade é uma grande e essencial virtude.

Ele ainda fez questão de lembrar a importância das Irmãs da Divina Providência que tão bem o receberam, sempre impressionando pelo trabalho humano e, com muita luta e persistência, passaram o bastão para gestores profissionais.

“Parabéns Hospital São José pelos 85 anos muito bem vividos. #Sempre é tempo para crescer!” - DR. LUIZ CARLOS BIANCHI

Onde encontrar

O Hospital São José (HSJ) fica na Rua Doutor Waldemiro Mazurechen, 80, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato: (47) 3274-5000. Acesse o site da instituição (hsaojose.com) para ficar por dentro das novidades. Acompanhe também nas redes sociais: Facebook (@hospitalsaojosedejaraguadosul) e Instagram (@hospital_saojose).

O texto contou com a participação do especialista Dr. Luiz Carlos Bianchi (CRM-SC 2883 | RQE 5608que atende no HSJ.



Notícias relacionadas

12 de Agosto de 2019

Exposição Casa São José em Florianó...

Notícias

O trabalho realizado na Casa São José virou tema de exposição na ALESC em Florianópolis. Esse reconhecimento é essencial para valorizar o trabalho rea...

13 de Dezembro de 2017

Resultado dos Candidatos Matriculad...

Notícias

A chamada dos candidatos aconteceu por ordem de classificação e preenchimento das vagas oferecidas. A matrícula iniciou no dia 06 de fevereiro de 2018...

14 de Fevereiro de 2020

Conheça o São José - Sorteio de ani...

Notícias

Essa semana tivemos uma visita para lá de especial!  Em 2019 em virtude ao aniversário de 83 anos do HSJ, fizemos um sorteio onde abriríam...