Programa 60+ realiza Roda de Conversa para cuidadores

17/07/2020 - Notícias

Programa 60+ realiza Roda de Conversa para cuidadores

A orientação dos cuidadores de idosos, sejam eles profissionais ou familiares, é importante para a preparação da Desospitalização dos idosos internados. Por isso, a equipe multidisciplinar do Programa 60+ semanalmente realiza uma roda de conversa orientativa quanto a cuidados com os idosos e a saúde dos cuidadores. A roda de conversa é aberta a cuidadores de idosos internados no Hospital São José e é conduzida por dois ou mais profissionais da equipe multidisciplinar do Programa, como por exemplo enfermagem e psicologia, ou médico 60+ e nutricionista e assim consecutivamente, envolvendo regularmente as 8 profissionais de equipe Multi e a área médica. 

As pautas envolvem o cuidado com os idosos e também o cuidado com o cuidador, pois este precisa estar bem física e mentalmente para poder atender as demandas de cuidado com esses idosos adoecidos. A enfermeira Ana, responsável pelo encontro, comenta que as rodas de conversa trazem demandas de cuidados físicos. "Como por exemplo, o manejo de seus idosos acamados, de como evitar as ulceras de pressão, ou de como lidar com as enfermidades físicas, ou ainda orientações quanto as dificuldades de alimentação e uma das maiores dificuldades são as emoções e sentimentos de ansiedade quanto a não saber exatamente como será a desospitalização desse idoso, um dos temas tratados pela psicologia e assistência social da equipe. As rodas de conversa acontecem semanalmente para sanar todas as dúvidas dos cuidadores e assim auxiliar no trato do idoso e evitar reinternações desnecessárias." 

Neste período de maior restrição e isolamento Social a equipe prepara novas edições da roda de conversa que serão lançadas em breve em Roda de conversa Digital. 

*Importante: As fotos foram tiradas antes da pandemia do COVID-19. 

A Roda de Conversa faz parte do Programa 60+, apoiado pelo Findo Municipal dos Direitos do Idoso de Jaraguá do Sul em parcerias com as empresas: Duas Rodas, Zanotti, Oesa, Tritec, Giassi, Havan, Portonave, Raumak, Mime, Atacadão, Urbano, Lunelli, WEG, Flexivel, Willium, Banco do Brasil e Oxford.