Hospital São José inaugura novos leitos de UTI para atender vítimas do Covid-19

14/04/2020 - Notícias

Hospital São José inaugura novos leitos de UTI para atender vítimas do Covid-19


Estar sempre preparado para atender a comunidade. Esta é a principal preocupação do Hospital São José, principalmente em tempos de luta contra o novo coronavírus (Covid-19). Na quarta-feira (15), a instituição oficializou a inauguração de dez novos leitos de UTI para dar suporte aos eventuais pacientes que desenvolverem a síndrome respiratória causada pelo vírus.

Novos profissionais foram contratados para atender a demanda da região. | Foto Hospital São José

Os novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) se somam aos atuais 20 já existentes. Toda a estrutura é equipada com os ventiladores pulmonares, que são os responsáveis por assegurar a correta e necessária oxigenação do paciente.


"Com a abertura desses dez novos leitos de UTI ampliamos a nossa capacidade de atendimento aos pacientes graves de toda a região", afirma o diretor técnico do HSJ, Dr. Willy Mamoru Hiraga.

Esses novos leitos ficam localizados onde antigamente funcionava a UTI do hospital. O espaço foi totalmente reformado em tempo recorde - em torno de 30 dias de obras, utilizando recursos doados por empresas da cidade, pelo governo municipal e também por pessoas físicas.


Foto: Eduardo Montecino/PMJS


Para atender a este novo espaço e à demanda da cidade, foram contratados 65 novos colaboradores, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e demais profissionais de saúde, incluindo áreas de apoio como higienização e copa.


“Trabalhamos arduamente para estarmos de acordo com a nova situação em que todos estamos inseridos. Tudo isso para a população ter a certeza que poderá continuar contando com a gente!”, explica Mauricio José Souto-Maior, diretor geral do Hospital São José.

Complementando, Paulo Cesar Chiodini, presidente do Conselho Deliberativo do HSJ comenta que este projeto de reforma estava no Plano Diretor do hospital em sua 4ª fase, e com as doações foi possível antecipar.

"Ficamos imensamente felizes em conseguir antecipar essa entrega para atender a demanda emergencial de Jaraguá do Sul e região. É importante lembrar que a inauguração desses 10 leitos de UTI, assim como a disponibilização de mais 24 leitos clínicos que permitem isolamento, só foram possíveis com o envolvimento de toda a comunidade, voluntários, médicos, classe empresarial, equipe do Hospital São José, o poder público municipal e a imprensa. O nosso muito obrigado por sempre apoiarem os nossos projetos", acrescenta o presidente.



Mais estrutura e ações de combate

Além dos leitos de UTI, o Hospital São José ainda conta com mais 24 novos leitos de internação para dar suporte aos mais diversos casos, comportando inclusive pacientes que estejam infectados com o Covid-19, e que precisarem de isolamento com acompanhamento médico.

O HSJ ainda tem participação ativa no Comitê de Acompanhamento e Prevenção do Coronavírus no Município, acompanhando cada etapa de avanço do vírus e contribuindo para as ações que são tomadas em prol da contenção. Como forma de precaução, a o hospital também trabalha constantemente na preparação de equipes multidisciplinares para enfrentar uma possível demanda que possa existir nos próximos meses, caso o vírus avance. Foi preparado um fluxo de atendimento aos quadros respiratórios no Pronto Socorro, passando a atuar com uma enfermaria para internação à disposição caso seja necessário.


Ampla e completa estrutura

O Hospital São José, fundado em 1936, sempre teve como missão o cuidado da população de Jaraguá do Sul e região. Hoje é um hospital referência, garantindo atendimentos da Alta Complexidade da saúde nas áreas de Oncologia, Ortopedia, Neurocirurgia e Transplantes; não só na região, mas como em todo o Norte de Santa Catarina.

Foto: Matheus Wittkowski

Com uma média de 780 colaboradores nas mais diversas áreas, um corpo clínico de excelência composto por aproximadamente cem médicos (plantonistas do Pronto Socorro, da UTI e sobreaviso das especialidades médicas) e o apoio de cerca de 350 voluntários, que trabalham em grupos importantes, auxiliando a comunidade.


Onde encontrar

O HSJ fica na rua Doutor Waldemiro Mazurechen, 80, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato: (47) 3274-5000. Acesse o site oficial da instituição para ficar por dentro das novidades, acompanhe também nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Foto: Matheus Wittkowski

Por Gabriela Bubniak -