Destaque Nacional: Confira a matéria produzida pela NSC sobre Inteligência Artificial no HSJ

16/06/2021 - Notícias

Destaque Nacional: Confira a matéria produzida pela NSC sobre Inteligência Artificial no HSJ

Você sabia que com o uso da Inteligência Artificial (IA) é possível obter mais precisão em diagnósticos por imagem, aumentar os níveis de segurança na realização dos exames e, ainda por cima, reduzir custos operacionais de hospitais e clínicas?

Com o avanço da tecnologia, processos têm ganhado mais agilidade e facilitado a rotina de diversos segmentos, inclusive na área da saúde. Com o objetivo de otimizar o tempo e também oferecer diagnósticos mais precisos e seguros aos pacientes, o Hospital São José, de Jaraguá do Sul, tem investido em ferramentas tecnológicas de IA para um dos setores mais sensíveis: o de diagnóstico por imagem.

Trazendo mais eficiência, a instalação do software catarinense “Safe One”, desenvolvido pela empresa Safety Soluções em Radioproteção, é capaz de prever falhas de peças e emitir relatórios com a orientação exata do que deve ser trocado nos aparelhos. Mais precisão e menos tempo, fatores cruciais para a rotina de hospitais.

— Com a chegada da Safety, o processo foi todo informatizado, nos proporcionando agilidade, ganho no tempo de trabalho e informações mais exatas. A plataforma de trabalho é dinâmica e muito funcional. Temos os resultados da qualidade dos equipamentos em tempo real, que nos leva com rapidez a buscar as correções quando necessário — avaliou a coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital São José de Jaraguá do Sul, Fabiana Cristina Razzo Barabach.

Hospital ganhou destaque na Organização Nacional de Acreditação (ONA)

A implementação do sistema de gestão por Inteligência Artificial consolida o Hospital São José de Jaraguá do Sul como um dos mais seguros do país no setor de diagnósticos por imagem. Isso porque, além de otimizar o tempo, o uso do software traz outros benefícios, como o gerenciamento automático das doses ocupacionais de radiação, por meio de documentação centralizada, oferecendo mais segurança à equipe da saúde e também aos pacientes.

Ainda é possível acompanhar em tempo real o desempenho dos exames, na área de Engenharia Clínica. Todo esse investimento em tecnologia de ponta faz com que a instituição esteja credenciada e aprovada entre os principais órgãos de auditoria e acreditação do país, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA).

— O Hospital São José é acreditado pela ONA e o sistema da Safety foi muito bem-visto e elogiado pelos auditores. Eu, como coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem, posso afirmar que com a implantação do sistema da Safety, nosso processo de gestão se tornou muito mais seguro em suas informações — enfatizou Fabiana Cristina Razzo Barabach.

Saiba mais sobre o Safe One

O software Safe One é uma tecnologia catarinense, desenvolvida em Itajaí pela empresa Safety Soluções em Radioproteção. Esse programa faz a análise automática dos controles de qualidade e a emissão direta de relatórios nos padrões da vigilância sanitária com assinatura digital. Isso proporciona benefícios tanto para os profissionais da saúde, como também para os pacientes.

Fonte: NSC Total