Coronavírus: Hospital São José explica como se prevenir da doença em Jaraguá do Sul

10/03/2020 - Notícias

Coronavírus: Hospital São José explica como se prevenir da doença em Jaraguá do Sul

Em meio ao aumento de casos confirmados e suspeitas do Coronavírus em Santa Catarina, jaraguaenses têm buscado respostas junto aos órgãos de saúde da cidade. Um deles é o Hospital São José que recebeu pacientes com dúvidas em relação aos sintomas e também formas de prevenção.

O infectologista Dr. Willy Mamoru Hiraga, também diretor técnico do Hospital São José, comenta que o Coronavírus recebe esse nome porque possui uma estrutura molecular que lembra uma coroa. Este vírus é de origem animal e uma mutação genética permitiu que o vírus pudesse ser transmitido para o ser humano e se espalhar para outras pessoas.

Apesar de o Coronavírus ter alcançado rapidamente o mundo e o número de casos estarem aumentando no Brasil, o médico tranquiliza a população dizendo que diferente de outros vírus da gripe (como o Influenza), o Coronavírus tem menor mortalidade.

“O grupo de risco da doença são pessoas com doenças crônicas (de qualquer idade) e idosos”, explica Hiraga.

Teresinha T.T. Wendorff, enfermeira coordenadora do CCIH, conta que Jaraguá do Sul pode ficar tranquila e que o hospital está seguindo o protocolo do ministério da saúde para o recebimento dos pacientes no hospital.

“Quando do atendimento a paciente com suspeita de infecção pelo coronavírus ele será encaminhado para atendimento o mais breve possível e após avaliação, se necessário, será internado para tratamento ou encaminhado para atendimento ambulatorial conforme o seu quadro clínico (isolamento domiciliar), comenta a enfermeira.

Além disso, desde fevereiro a todos os pacientes com sinais de gripe é oferecido a máscara descartável para proteção. Tratamento O Dr. Willy comenta que o tratamento varia conforme a gravidade do paciente. Na maior parte dos casos, as pessoas são medicadas para aliviar os sintomas e liberadas para casa.

Em casos de maior gravidade o Hospital São José conta com suporte de UTI e enfermarias para assistência e prestar o melhor atendimento.

Sintomas

Febre;

Cansaço ou fraqueza;

Dor no corpo;

Dor de cabeça;

Tosse;

Congestão nasal;

Coriza;

Dor de garganta.

Tenho sintomas, devo ir ao hospital?

É importante procurar auxílio médico quando você tem os sintomas. Em casos ambulatoriais, a população jaraguaense pode procurar as Unidades Básicas de Saúde, e o PAMA preferencialmente ou o Pronto Socorro do Hospital São José em casos de alguma gravidade.

Como se prevenir

  • A principal forma de prevenção é higienizar as mãos com frequência (usando água e sabão ou álcool gel 70%);
  • Evite levar as mãos ao rosto;
  • Mantenha distância de pelo menos 2 metros de pessoas doentes;
  • Ao tossir ou espirrar cubra a boca e o nariz com um lenço descartável. Na falta de um lenço use o antebraço, mas nunca as mãos;
  • Mantenha o ambiente limpo e arejado;
  • Procure o hospital se você teve contato com pessoas que viajaram aos países afetados a
    menos de 14 dias.

Tenho viagem marcada, devo cancelar?

A recomendação do ministério da saúde é que as viagens para os países afetados pela Infecção devam ser feitas somente em casos de extrema urgência. Lembrando a população que o Hospital São José de Jaraguá do Sul está totalmente preparado para seguir os protocolos de atendimento e controle da situação.

Fonte: OCP News