05 de maio- Dia Mundial da Higienização das Mãos

05/05/2020 - Notícias

05 de maio- Dia Mundial da Higienização das Mãos

Dia  5 de maio é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A data foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que todos os serviços de saúde possam desenvolver, localmente, ações que reforcem a higiene das mãos como medida primordial para a prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. 

A prevenção e o controle das infecções hospitalares entre outras medidas envolvem uma simples e básica ação que é a HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS, SEJA ATRAVÉS DA LAVAGEM COM ÁGUA E SABÃO OU ATRAVÉS DO USO DO ÁLCOOL GEL. Estas ações são também para evitar  o risco geral de contrair ou transmitir O CORONAVIRUS (COVID 19), bem como também evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa se possível; uso da máscara imprescindível em qualquer ambiente; distanciamento social e evitar aglomerações.

Apesar das diversas evidências científicas e das disposições legais, nota-se que grande parte dos profissionais de saúde ainda não segue estas recomendações. As mãos constituem a principal via de transmissão de micro-organismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos micro-organismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.

O paciente internado está mais vulnerável às infecções devido ao seu estado debilitado, assim sendo, uma bactéria de origem hospitalar, multirresistente que invade seu organismo já doente pode causar infecções graves e com poucas opções terapêuticas eficazes para o seu tratamento. A higienização das mãos corta a cadeia de transmissão de agentes microbianos.

Fonte: Anvisa, Ministério da Saúde e SCIRAS ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR SÃO JOSÉ