Notícias 18 de Junho de 2021
Voltar

Levmed: Associativismo em prol da cadeia da saúde


Quem é de Jaraguá do Sul sabe o quanto cada habitante tem orgulho do que é daqui e o quanto o associativismo está arraigado na sociedade. A Levmed nasce da junção dessas duas características e chega no mercado oferecendo atendimento de qualidade justamente no momento em que a saúde se tornou prioridade na vida de cada brasileiro.


Segundo Carlos César Feliponi, Diretor Geral do plano de saúde, a iniciativa partiu da união dos esforços de duas instituições reconhecidas: o Hospital e Maternidade Jaraguá, com 55 anos de tradição e o Hospital São José, com 84 anos de serviços prestados. “Sentimos necessidade de fazer frente ao processo de verticalização que vem ocorrendo na área da saúde e oferecer um atendimento humanizado e focado em prevenção, o que só é possível porque entendemos aquilo que nossa gente precisa”, diz. 

Hospital e Maternidade Jaraguá

 


Hospital São José

 

O projeto nasceu em 2018 e deu um grande passo já no ano seguinte, com a criação da Associação de Saúde do Vale, entidade sem fins lucrativos que reúne membros dos Conselhos Deliberativos dos dois hospitais e que hoje são responsáveis pela gestão do projeto. “As operadoras de planos de saúde olham o mercado de Jaraguá do Sul apenas como mais uma área de negócios e toda a gestão do sistema fica normalmente nos grandes centros, longe da realidade local. Falta essa relação de proximidade, de entender as características da região”, argumenta Maurício José Souto-Maior, Diretor Geral do Hospital São José, citando a verticalização dos planos como uma ameaça ao ecossistema da saúde regional.


Com o intuito de realmente participar da vida da comunidade e oferecer assistência, a Levmed nasce focada em planos para pequenas, médias e grandes empresas. Estima-se hoje que 70% da população dos municípios do Vale do Itapocu ainda não tenha acesso a um plano de saúde. Uma realidade que começa a se transformar para muitas famílias e empresas, que passarão a contar com esse projeto inovador. Aprovado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) em setembro de 2020 e iniciando as operações oficialmente um mês depois, a Levmed já conta com uma rede completa de profissionais credenciados, todos eles daqui mesmo, graças a uma parceria com a Associação Médica de Jaraguá do Sul.



“Nossa bandeira é a atenção primária à saúde, por isso a APS é o nosso pilar”. (Carlos)


Além do corpo clínico composto por 195 médicos, a estrutura é composta por nove centros de imagem (sendo três próprios), 11 laboratórios de análises clínicas (sendo um próprio), quatro laboratórios de anatomia patológica, serviço de remoção, 25 clínicas especializadas em Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, além de oito hospitais. O raio de cobertura do plano hoje compreende moradores de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba, mas já existem planos de expansão, alcançando municípios como Joinville, Blumenau, Planalto Norte e cidades do litoral catarinense.


Os resultados são ambiciosos e Carlos faz uma projeção de fechar os cinco primeiros anos da operadora cuidando de 45 mil vidas. “Atendemos atualmente a mais de cem empresas e queremos chegar às primeiras seis mil vidas no início do segundo semestre deste ano. O plano de saúde está tendo uma boa aceitação no mercado”, destaca o Diretor, que realizou ao lado da equipe uma série de visitas técnicas a outros hospitais que adotaram modelo semelhante, criando também um plano próprio de saúde próprio, como é o caso das cidades de Curitiba, Maringá e Criciúma.


Contribuição para toda a cadeia da saúde

Em certa medida, a pandemia atrapalhou os planos da Levmed. Carlos não nega que as vendas não ocorreram conforme o esperado e o fato de não poderem fazer uma inauguração oficial também teve impacto negativo. No entanto, em nenhum momento a equipe desanimou e isso fortaleceu o futuro do plano. “Um projeto como esse justo no período que estamos atravessando exige coragem e nossa meta é tornar a marca referência em Jaraguá e região”, salienta.



“A Levmed conta com uma rede completa de profissionais credenciados, com todas as especialidades exigidas pela ANS”. (Mauricio).


O Diretor Técnico e médico infectologista, Dr. Willy Hiraga reforça ainda outro ponto. A criação de mais um plano colabora com a sustentabilidade do sistema de saúde. Afinal, quanto mais pessoas tiverem algum tipo de convênio, menos pressão sofrerá o Sistema Único de Saúde (SUS). “É o que nós chamamos de cadeia de saúde e tudo precisa estar funcionando em equilíbrio para que as estruturas não entrem em colapso”, defende. Maurício também destaca a importância econômica para a região, já que o valor pago pelos conveniados será totalmente reinvestido em estruturas locais, como os laboratórios e demais equipamentos da rede credenciada.



“A criação de mais um plano colabora com a sustentabilidade como um todo do sistema de saúde”. (Willy)



Os gestores defendem ainda uma ideia efetiva de plano de saúde e não plano “de doença”. “Nossa bandeira é a atenção primária à saúde, por isso a APS é o nosso pilar”, afirma Carlos Feliponi. A sigla para Atenção Primária à Saúde visa à prevenção e conta com médicos clínicos gerais especializados em Saúde da Família que atuam no centro médico e estão preparados para acolher o paciente em sua necessidade e encaminhar ao especialista somente quando for realmente necessário. “Muitos problemas, quando tratados no início, são de fácil resolução e ainda desafogam o movimento nos hospitais. Queremos criar engajamento através desse atendimento”, analisa Carlos, recebendo o reforço de Mauricio logo em seguida: “falamos muito no aumento da expectativa de vida e desejamos que os clientes da Levmed vivam muito e vivam bem, por isso a preocupação”.


Sergio Luiz Alves, Diretor do Hospital e Maternidade Jaraguá e que participou ativamente na estruturação da Levmed, acredita no projeto e destaca que as pessoas sabem a importância de cuidar bem da saúde e merecem uma operadora que ofereça atendimento de excelência, com uma rede completa de serviços a preços acessíveis e aceita por hospitais de referência da nossa região, assim como clínicas de assistência médica.



“As pessoas merecem uma operadora que ofereça atendimento de excelência, com uma rede completa de serviços a preços acessíveis”. (Sergio)



Plano de saúde encontra força e solidez no associativismo

Assim como na época da fundação dos dois hospitais filantrópicos da cidade e como ocorre em outras áreas que não a da saúde, a criação da Levmed engajou parte da sociedade, que dedica seu tempo e conhecimento voluntariamente em prol do sistema. Esse modelo de governança corporativa é o que fortalece o negócio e contribui para com o objetivo principal: oferecer acesso à saúde com eficiência, seguindo os melhores padrões de qualidade.


Em síntese, sua missão é proteger e valorizar o patrimônio, maximizar o retorno do investimento e mitigar riscos. E tem gente de peso por trás de toda a estrutura da Levmed. Carlos faz questão de agradecer e valorizar cada um desses nomes:


Conselho Deliberativo

Gestão 2019 – 2022

Paulo Cesar Chiodini

Presidente


Charles Alfredo Bretzke

Vice-Presidente


Antônio Cesar da Silva – Tesoureiro

Ademir Moisés Raulino – Secretário


Rafl Benedito Sebold - Membro Efetivo

Warley Weller - Membro Efetivo


Moacyr Sens – Suplente

Wolney Charles Weller – Suplente


Durval Marcatto Júnior – Suplente

Reinhard Matthias Conrads – Suplente


Conselho fiscal

Ilario Bruch - Membro Efetivo


Rafael Sabino - Membro Efetivo

Manoel Correira Costa – Secretário


Anderson de Oliveira – Suplente

Moacir Luiz Fuck – Suplente


Ivanildo Paulo Krause – Suplente

 


Confiante, ele se apoia em números nacionais relacionados ao crescimento dos planos de saúde para apostar em um sucesso cada vez maior da Levmed. Dados colhidos junto às operadoras e ANS (Agência Nacional de Súde Suplementar) apontam a adesão de mais de um milhão de pessoas desde o início da Covid-19 no Brasil, chegando a marca histórica de 48 milhões de beneficiários com plano de saúde no Brasil. É também o maior número registrado desde setembro de 2016. “Estamos falando de um mercado bem dinâmico e criamos diferentes planos e coberturas para suprir um nicho de mercado que estava carente, focando naquelas pessoas que ficam mais na região e não tem a ideia de que o plano de saúde precisa ir onde você estiver”, afirma Carlos.



União histórica em prol do melhor para a população

Assim como a Levmed é fruto de esforço coletivo, a fundação dos dois hospitais filantrópicos da cidade seguiu o mesmo padrão. A história conta que na década de 30 foram os motoristas que transportavam os doentes para cidades vizinhas os primeiros a se mobilizarem em prol da construção de uma unidade de saúde no município. A iniciativa uniu membros da comunidade da época e contou com a ajuda financeira e o trabalho braçal de muita gente, dando origem, no ano de 1936, ao Hospital São José. Na década de 1950 o Hospital São José migrou para a localização atual e a área remanescente deu origem ao Hospital e Maternidade Jaraguá.


Com o passar do tempo, cada unidade de saúde se especializou em determinadas áreas e o terreno harmonioso foi sendo pavimentado para que hoje fosse possível esse bom relacionamento e a construção da Levmed. “Nossa atuação está ligada à sociedade como um todo e, assim como no passado, essa união foi determinante para chegarmos até aqui com esse projeto arrojado e inovador”, finaliza Carlos.


Nosso propósito:

Promover o acesso à saúde para colaboradores das empresas da região de forma simples, seguindo os melhores padrões de qualidade e governança, fortalecendo e dando sustentabilidade ao plano de saúde e aos hospitais.


Nossa visão:

Tornar a Levmed um plano conhecido e indicado no mercado.

Nossa missão:

Promover acesso à saúde para os claboradores das empresas da região, de forma simples e sustentável.


Nosso core business:

Soluções em planos de saúde.

Nossos valores:

- Responsabilidade social - Promover ações para o bem estar da comunidade

- Estabelecer confiança e Respeito ao ser humano

- Comprometimento - Buscar a excelência nas atividades realizadas

- Ética - Transmitir segurança aos clientes e parceiros

- Agir com Transparência na gestão do negócio e nas relações

- Buscar Tecnologia e Inovação para os processos realizados.


Fonte: Revista Nossa




Notícias relacionadas

28 de Março de 2023

Novo serviço de Hemodinâmica do Hos...

Notícias

No dia 23 de março, foi inaugurado no Hospital São José novo serviço de Hemodinâmica, dispondo de um sofisticado e moderno angiógrafo (aparelho de hem...

29 de Outubro de 2021

Clube Rotary de Jaraguá do Sul doa ...

Notícias

Na tarde de quinta-feira (28), foi realizada a solenidade de entrega de quatro respiradores pelo Clube Rotary de Jaraguá do Sul. Na cerimônia solene, ...

16 de Novembro de 2022

O novembro azul chegou, e o que iss...

Notícias

O Novembro Azul foi instituído em 2011, para conscientizar os homens a cuidarem de sua saúde e se prevenirem contra o câncer de próstata.Culturalmente...