Notícias 16 de Junho de 2021
Voltar

Destaque Nacional: Confira a matéria produzida pela NSC sobre Inteligência Artificial no HSJ

Você sabia que com o uso da Inteligência Artificial (IA) é possível obter mais precisão em diagnósticos por imagem, aumentar os níveis de segurança na realização dos exames e, ainda por cima, reduzir custos operacionais de hospitais e clínicas?

Com o avanço da tecnologia, processos têm ganhado mais agilidade e facilitado a rotina de diversos segmentos, inclusive na área da saúde. Com o objetivo de otimizar o tempo e também oferecer diagnósticos mais precisos e seguros aos pacientes, o Hospital São José, de Jaraguá do Sul, tem investido em ferramentas tecnológicas de IA para um dos setores mais sensíveis: o de diagnóstico por imagem.

Trazendo mais eficiência, a instalação do software catarinense “Safe One”, desenvolvido pela empresa Safety Soluções em Radioproteção, é capaz de prever falhas de peças e emitir relatórios com a orientação exata do que deve ser trocado nos aparelhos. Mais precisão e menos tempo, fatores cruciais para a rotina de hospitais.

— Com a chegada da Safety, o processo foi todo informatizado, nos proporcionando agilidade, ganho no tempo de trabalho e informações mais exatas. A plataforma de trabalho é dinâmica e muito funcional. Temos os resultados da qualidade dos equipamentos em tempo real, que nos leva com rapidez a buscar as correções quando necessário — avaliou a coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital São José de Jaraguá do Sul, Fabiana Cristina Razzo Barabach.

Hospital ganhou destaque na Organização Nacional de Acreditação (ONA)

A implementação do sistema de gestão por Inteligência Artificial consolida o Hospital São José de Jaraguá do Sul como um dos mais seguros do país no setor de diagnósticos por imagem. Isso porque, além de otimizar o tempo, o uso do software traz outros benefícios, como o gerenciamento automático das doses ocupacionais de radiação, por meio de documentação centralizada, oferecendo mais segurança à equipe da saúde e também aos pacientes.

Ainda é possível acompanhar em tempo real o desempenho dos exames, na área de Engenharia Clínica. Todo esse investimento em tecnologia de ponta faz com que a instituição esteja credenciada e aprovada entre os principais órgãos de auditoria e acreditação do país, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA).

— O Hospital São José é acreditado pela ONA e o sistema da Safety foi muito bem-visto e elogiado pelos auditores. Eu, como coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem, posso afirmar que com a implantação do sistema da Safety, nosso processo de gestão se tornou muito mais seguro em suas informações — enfatizou Fabiana Cristina Razzo Barabach.

Saiba mais sobre o Safe One

O software Safe One é uma tecnologia catarinense, desenvolvida em Itajaí pela empresa Safety Soluções em Radioproteção. Esse programa faz a análise automática dos controles de qualidade e a emissão direta de relatórios nos padrões da vigilância sanitária com assinatura digital. Isso proporciona benefícios tanto para os profissionais da saúde, como também para os pacientes.

Fonte: NSC Total 

Notícias relacionadas

09 de Dezembro de 2022

Hospital São José recebe reconhecim...

Notícias

A promoção, organização e realização do 1º Prêmio Amigo do Leão é uma iniciativa exclusiva do Núcleo Santa Catarina da ABCR, criado a partir de regime...

07 de Agosto de 2023

Retiro dos Colaboradores do HSJ

Notícias

Um momento para desconectar, refletir, brincar, fazer novas amizades e cultivar as antigas, com muitas dinâmicas e orações, esse é o resumo de como fo...

09 de Março de 2023

Presidente da AHESC participa de co...

Notícias

Ocorreu, na noite de ontem, em Joinville, um jantar de confraternização em comemoração aos 172 anos do município realizado pelo Grupo Empresarial Movi...