Eventos Notícias 28 de Janeiro de 2022
Voltar

Janeiro Branco - Saúde Mental

Todo início de ano nos vemos inclinados a revisitar metas antigas, deixar para trás hábitos que não fazem mais sentido, a doar roupas que não usamos, a fechar ciclos e começar tudo de novo com energias renovadas. A partir da ideia que temos 365 dias para reescrever um novo caminho para nossas vidas, e todas as conquistas dependem da estabilidade psicológica, a campanha Janeiro Branco foi idealizada em 2014.
Uma campanha com objetivo de chamar atenção para as questões de saúde mental, em que o “mês branco” alerta para o tema e propõe investir tempo em autocuidado e autoconhecimento para estabelecer na sociedade uma cultura de cuidados físicos e mentais.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina. É também o país mais ansioso do mundo. E, para profissionais da psiquiatria, a solidão é reconhecida como um gatilho - um impulsor - de transtornos de humor.

A psiquiatra Clarissa Lima, do Hospital São José, nos ajuda a entender um pouco mais sobre o assunto.
Os casos de pacientes com diagnóstico de doenças relacionadas à saúde mental tem aumentado?
Clarissa – Mais cigarro e bebida alcoólica, mais comida ultraprocessada, mais tempo de televisão e de internet, menos exercício físico, menos horas de sono, menos alimentação saudável: este tem sido, em termos de comportamento, o resultado da pandemia para um número significativo de pessoas.

Segundo uma pesquisa “ConVid Comportamentos”, realizada em parceria pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e coordenada por [Marilisa] Barros na Unicamp: 34% dos fumantes aumentaram o número de cigarros consumidos por dia e 17,6% das pessoas aumentaram o consumo de álcool. E, enquanto o percentual dos que realizavam atividades físicas semanais caiu de 30,4% para 12,6%, houve um aumento médio diário de 1 hora e 45 minutos de consumo de TV e 1 hora e 30 minutos de consumo de computador e tablet durante a pandemia.

Entre as muitas informações providas pelo estudo, uma, especialmente relevante para a definição de políticas públicas, foi que menos de 40% das pessoas com depressão receberam tratamento no ano anterior. E somente 15,4% receberam o tratamento adequado. A renda é o único fator determinante para o acesso ao tratamento: quanto maior a renda, maior o acesso.

O Burnout é uma das doenças que ficou em evidência em 2021 no que diz respeito a saúde mental, como avalia esse aumento da visibilidade da doença e de que forma podemos nos atentar para essa síndrome?
Clarissa – O nome “Burnout” vem da expressão em inglês “burn out”, que significa algo que parou de funcionar por falta de energia. É justamente isso que acontece com o cérebro! Após excessivos e prolongados níveis de stress, a produtividade se esgota. A síndrome foi identificada nos anos 70 e, hoje em dia, é considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma das principais doenças dos europeus e norte-americanos, ao lado da diabetes e hipertensão.
Qualquer pessoa está sujeita a sofrer dessa síndrome, sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes, desta forma, a síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Para os sintomas físicos e doenças desenvolvidas devido à síndrome, o médico pode recomendar uma medicação adequada.

Durante o tratamento, é fundamental que o paciente volte a dormir e se alimentar bem. Entrar em contato com o que antes lhe trazia alegria, como atividades, passeios e exercícios específicos, também ajuda o paciente a relaxar e voltar a se divertir.
"O processo de melhora não acontece do dia para noite, mas com paciência e dedicação ao tratamento, é possível voltar a viver normalmente e recuperar seus níveis de produtividade e capacidade profissional."
Como prevenir e quando procurar um médico?

Clarissa – O primeiro passo é procurar um clínico geral, que realizará exames e poderá encaminhá-la para consulta com psicólogo e/ou psiquiatra. Para evitar risco de contaminação pela Covid-19, diversas instituições de saúde estão realizando consultas on-line.

Uma dica importante é procurar o que faz bem. “A OMS define que ter saúde não corresponde somente ao corpo físico, mas também ao bem-estar psíquico, social e espiritual. E muitas vezes nos esquecemos disso, acreditando que saúde é somente ausência de doença.”

Algumas atividades que podem contribuir para aliviar a solidão, angústia ou inquietação:

  • Se conectar com a natureza,
  • Adquirir novos hobbies,
  • Consumir mais arte e cultura mesmo que virtualmente
  • Organizar a rotina com um plano de atividades do dia
  • Separar os espaços de trabalho dos de descanso,
  • Limitar o uso de redes sociais
  • Estabelecer limites para si mesmo, tirar 30 minutos a uma hora por dia para alguma ação de autocuidado
  • Praticar exercícios físicos
    Não é preciso mudar tudo de uma só vez. Estabeleça algumas prioridades e procure reconhecer as pequenas conquistas do cotidiano. E caso esteja em sofrimento psíquico, procure por ajuda profissional, afinal, os tratamentos de saúde mental existem para isso.
  • Dra. Clarissa Lima CRM/SC 8740 - RQE 10.630 - Médica Psiquiátrica
  • Fonte: OCP News

Notícias relacionadas

03 de Abril de 2018

Curso Bionexo realizado no HSJ

Eventos

No dia 26.03 aconteceu no Auditório do Hospital São José de Jaraguá do Sul o curso: Os pilares do Sucesso no Planejamento em Supply na saúde, realizad...

01 de Setembro de 2023

AHESC completa 60 anos com homenage...

Notícias

Ato solene na Alesc foi proposto pelo Presidente do Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, deputado Zé Milton Nesta quinta-feira (31), a AHESC - As...

01 de Março de 2019

SIPAT HSJ

Notícias

Nossa Sipat foi um sucesso!!!Com o tema: É preciso saber viver! Minimize o estresse diário! nossa Cipa organizou vários eventos voltados aos nossos co...